Viveiros: Franboesas

As plantas de framboesa pertencem à família das Rosáceas e género Rubus e está subdividido em elevado número de sub-géneros. As plantas podem ser herbáceas, perenes e bienais.

Cultivares Não Remontantes

Cultivar de meia estação com colheita prolongada, produz fruto brilhante e atraente, com uma forma cónica e de sabor muito agradável. As bagas são grandes (5-7 g), firmes e coesas. A Tulameen possui alguns espinhos e os caules são fáceis de manusear que podem crescer acima de 2 metros. Possui uma resistência superior à Botrytis relativamente às outras cultivares.

Cultivar muito vigorosa, rústica, com caules laterais longos e muito produtiva. O seu fruto é grande, firme, brilhante e fácil de colher. É resistente à Botrytis e muito fácil de produzir. Esta cultivar de meia estação tem um sabor muito apreciado e o seu fruto é muito versátil podendo ser utilizado para o consumo em fresco nos mercados locais ou para expedição, congelado ou para transformação.

Cultivar de alto rendimento, com caules sem espinhos que facilitam a colheita. As bagas apresentam boa qualidade de conservação, são grandes e de sabor muito agradável. É auto-polinizadora.

Cultivares Remontantes

Cultivar com hábito de crescimento muito vertical. O seu fruto é médio a grande, brilhante e de cor medianamente vermelha. O seu sabor é agradavelmente doce. As plantas possuem baixa suscetibilidade à podridão das raízes e ao vírus do mosaico.

Cultivar de fácil crescimento com produção constante. As plantas são robustas e vigorosas, com caules grandes e eretos quase não necessitando de tutoramento. O fruto é delicioso e doce, de tamanho grande, firme e de colheita fácil.

Cultivar com uma estrutura bem ramificada e espinhos curtos. O fruto é de fácil colheita, de cor laranja-avermelhado e com tempo de conservação de 10 dias. As bagas são grandes, não escurecem após a colheita e o sabor é muito apreciado. É resistente à maior parte das pragas e doenças.

Cultivar com tolerância ao calor, caules eretos e com numerosos pequenos espinhos. O fruto é grande, de forma oval cónica, vermelho escuro e com um sabor agradável, bastante suave.