Viveiros: Mirtilos

Grupo Northern Highbush Blueberry
As plantas deste grupo têm uma exigência de horas de frio que pode oscilar entre as 700 e as 1200 horas abaixo dos 7ºC.

Cultivar vigorosa e de porte ereto, a floração precoce e o fruto grande de cor azul claro. A maturação dá-se em 2 semanas e é sensível às geadas tardias da Primavera. Esta cultivar é uma alternativa interessante que se adapta bem a solos de qualidade média.

Esta cultivar é a que produz o fruto de maior tamanho. O arbusto é ereto e vigoroso. O seu fruto tem sabor e aparência agradável, mantendo sempre bom calibre ao longo da colheita. O período de colheita é longo e exige muitas passagens.

Cultivar precoce, de arbusto robusto e produtivo. Floresce tarde mas amadurece cedo protegendo a floração de geadas tardias de Primavera. As suas bagas são firmes e de excelente qualidade, de tamanho médio a grande apresentando uma pequena cicatriz. A maturação concentra-se entre 2 a 3 semanas.

Apresenta um arbusto relativamente vigoroso e ereto. Os frutos têm tamanho médio a grande e de azul claro. A maturação da fruta é distribuída entre 5 a 6 semanas, sendo necessárias muitas passagens até ao final da colheita.

Esta cultivar é muito vigorosa e de porte ereto. O seu fruto é de excelente qualidade, grande, firme e de agradável sabor. Deve ser fertilizada moderadamente para controlar o seu vigor e diminuir a sensibilidade aos Invernos frios. Também é aconselhável instalar a Brigitta com mais cultivares por forma a ajudar a polinização cruzada.

De porte vigoroso, esta cultivar é uma das mais produtivas quando os arbustos atingem a maturação. As plantas mantêm algumas folhas durante o Inverno quando este é ameno. Floresce muito cedo para regiões onde a Primavera é fria e sujeita a geadas. O fruto é de tamanho médio e firme, de cor azul ceroso.

Esta cultivar é patenteada pela Universidade do Arkansas e é um cruzamento entre cultivares do grupo norte e cultivares do grupo sul. As necessidades de horas de frio são de 800 horas abaixo dos 7ºC durante o Inverno, e no Verão suporta muito bem as temperaturas altas, pelo que é indicada em locais onde esta estação é muito quente. O fruto apresenta-se grande, azul claro, firme e de sabor doce e agradável.

De arbusto ereto e com bom vigor, esta cultivar é muito resistente aos Invernos frios. É muito produtiva e nos primeiros anos exige poda severa. Os frutos são firmes, de bom tamanho e fáceis de colher. O sabor não é muito agradável se os frutos forem colhidos antes da completa maturação. A colheita é bastante compacta.

Grupo Southern Highbush Blueberry
As cultivares deste grupo têm uma exigência de horas de frio que pode oscilar entre 150 e 500 horas de frio abaixo dos 7ºC.

Cultivar de porte semi-ereto e vigor médio. Necessita entre 400 a 500 horas de frio para quebra da dormência. Floresce cedo e é sensível às geadas de Primavera. A colheita estende-se por 4 semanas e os seus frutos são grandes, firmes e de agradável sabor.

As necessidades de frio desta cultivar são bastante baixas, entre 150 e 300 horas. A planta é atrativa, vigorosa e com elevada produção. O fruto tem um sabor agradável e de cor azul claro. O porte do arbusto é ereto e aberto. A sua produção é potenciada quando instalada com outras cultivares.

Esta cultivar patenteada pela Universidade da Flórida é muito precoce e o tamanho e firmeza do fruto são características muito apreciadas. O sabor do fruto é doce e a sua produção é estável se receber as 400 horas de frio durante o Inverno.

De porte vigoroso e ereto, esta cultivar é apreciada pela sua produtividade e capacidade de adaptação a solos pesados. Tem necessidades de frio de 150 horas para quebra de dormência.